(19) 253  ver telefone
contato  ver e-mail
Segunda a Sexta-feira: 7h30 - 17h30

Entre em contato

Empresa Terceirizada
O que são facilities?
8 de novembro de 2022
Voltar

“Facilities” é o termo em inglês utilizado, atualmente, para se referir aos serviços que dão suporte a atuação de uma empresa.

Por sua tradução literal ser a palavra “facilidades”, já podemos ter uma noção do que a área abrange.

Imagine uma organização com cerca de 100 funcionários. A empresa desenvolve softwares e esses colaboradores passam de 8 a 10 horas por dia no ambiente de trabalho.

Para que a empresa funcione com eficiência, precisará de programadores de software, de pessoal para o financeiro, RH, compras e suporte.

Mas, também, deverá contar com profissionais para recepção, limpeza, cozinha, jardinagem, segurança – entre outras atividades-meio que impactam diretamente na sua eficiência.

Esses serviços que facilitam a execução da rotina e permitem o perfeito funcionamento, então, são classificados como facilities.

Muitas empresas optam por coordenar internamente essas atividades, integral ou parcialmente. Mas, com as novas tendências de gestão empresarial e um mercado cada vez mais concorrido, a maioria tem encontrado uma série de vantagens na sua terceirização.

Isso porque ela alivia as obrigações da empresa contratante. Ela passa para o fornecedor de mão de obra a responsabilidade pela contratação desse pessoal, pela folha de pagamento e encargos. Bem como pelo cumprimento da legislação trabalhista de cada área.

Seja optando pela terceirização ou absorvendo essas atividades internamente, fazer a gestão de facilities de forma eficiente é essencial para a empresa se dedicar ao seu core business e alcançar as suas metas.

 

Conheça os principais serviços classificados como facilities:

. Recepção e portaria: Um edifício de escritórios, um prédio de apartamentos ou até uma grande empresa necessita de um serviço de recepção e/ou portaria que receba os visitantes com cordialidade e segurança;
. Limpeza e conservação: Todo e qualquer ambiente, seja empresarial ou residencial, deve ser mantido limpo e organizado, demonstrando o amplo mercado desse serviço;
. Vigilância eletrônica: A questão da segurança é sempre um problema no nosso país. Por isso, cada vez mais, empresas e residências contratam organizações especializadas em vigilância eletrônica;
. Segurança pessoal e patrimonial: Esse é outro serviço altamente regrado e que exige registros específicos para atuação. Logo, requer treinamento e preparo físico e psicológico para a sua realização;

Outros serviços que vem demandando bastante terceirização são: manutenção de equipamentos, alimentação, gestão de redes e TI, telemarketing e assistência jurídica.

As organizações optam pela terceirização por ser também mais econômica. Além de permitir que se dedique 100% ao seu verdadeiro negócio. Eliminando estresse com atrasos, faltas e processos trabalhistas.

 

O que é Gestão de Facilities?

Se “facilities” se refere às atividades-meio das organizações, a Gestão de Facilities – também chamada de Gestão de Serviços ou Gestão de Facilidades – é a administração delas por um profissional, uma equipe ou uma empresa terceirizada.

A sua responsabilidade é cuidar que todos os serviços de suporte sejam realizados com agilidade e eficiência. Permitindo, assim, que os demais colaboradores foquem seus trabalhos nas atividades-fim. Ou seja, que trazem a rentabilidade para o negócio.

O termo Gestão de Facilities foi chamado, em 1960, nos Estados Unidos, como Facilities Management. Ele foi descrito da seguinte forma:

“uma profissão que abarca muitas disciplinas, para assegurar a funcionalidade de um ambiente, por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia”.

Em um entendimento mais amplo, pode ser usado para especificar o setor que cuida do pessoal que realiza as atividades de apoio. Sendo responsável pelos espaços organizacionais, infraestrutura operacional e compra de materiais, ferramentas e insumos.

Dessa forma, é determinante para a melhor performance da organização como um todo.

Sua função é organizar, entregar qualidade, pontualidade e produtividade. Visando, assim, para garantir o máximo de segurança e bem-estar para todos que circulam pelo ambiente. Seja ele um condomínio residencial, um escritório ou uma mega indústria.

De colaboradores a clientes, fornecedores, visitantes e demais stakeholders, todos devem se sentir acolhidos em um ambiente limpo, organizado, eficiente e seguro. Para que tenham uma boa impressão e sintam confiança na organização.

Além disso, a Gestão de Facilities conecta diversas outras áreas, coordenando pessoas, tecnologias e procedimentos. Visando sempre a melhoria contínua, redução de custos fixos e otimização de processos.

Por esse motivo, merece uma atenção muito especial nas organizações, independente do seu porte.

 

Qual a importância da Gestão de Facilities?

A Gestão de Facilities, pelo tamanho de sua responsabilidade, é de suma importância para as organizações. Isso porque ela executa um trabalho complexo para manter as operações em harmonia, dentro de uma rotina sob controle, eficiente e mais produtiva.

Uma Gestão de Facilities bem feita agrega valor à imagem da empresa, transmite credibilidade e colabora para a mobilidade e o rendimento empresarial. Isso sem falar na otimização de custos x benefícios, que vão impactar positivamente nos seus resultados.

Afinal, influencia desde a primeira impressão de quem chega em sua sede, até na produtividade dos colaboradores, que podem contar com ambientes limpos, ergonômicos, confortáveis e saudáveis.

Com uma Gestão de Facilities eficiente, ainda, a empresa foge de problemas como:

. Desperdício ou falta de materiais e insumos;
. Erros primários;
. Retrabalho;
. Imprevistos com equipamentos e máquinas.
. Promovendo, assim, a eficiência em todos os setores da organização.

Fonte: https://blog-pt.checklistfacil.com/

Você também pode gostar
(19) 253  ver telefone
contato  ver e-mail
Segunda a Sexta-feira: 7h30 - 17h30