
Vigilante Patrimonial é o profissional da segurança privada que atua nas atvidades de vigilância patrimonial. Seu foco de atuação é a proteção ao patrimônio e das pessoas ocupantes das edificações a qual exerce a vigilância, o vigilante patrimonial atua em estabelecimentos públicos e privados, como: empresas, bancos, estabelecimentos comerciais, condomínios e etc.
De acordo com a legislação, vigilante é o profissional da segurança privada formado em curso de formação de vigilante, responsável por realizar segurança física de pessoas, numerários, bens, valores, eventos, áreas, edificações e estabelecimentos privados ou públicos.
Vigilante patrimonial é o agente da segurança privada, devidamente qualificado e credenciado nos termos da lei, para exercer as atividades de vigilância patrimonial.
O termo patrimonial é relativo a patrimônio, que por sua vez, é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, engloba tanto o que a pessoa possui como aquilo que ela deve. Para fins contábeis, considera-se patrimônio apenas aquilo que pode ser medido em valores monetários. É composto pelos bens e direitos, que correspondem aos ativos, e pelas obrigações, que são os passivos.
A vigilância patrimonial, por sua vez, é um dos serviços prestados pela segurança privada, refere-se as atividades de segurança desenvolvidas por vigilantes patrimoniais devidamente capacitados através de Cursos de Formação de Vigilantes, empregados de empresas privadas devidamente credenciadas pela Polícia Federal.
O que Faz o Vigilante Patrimonial?
O vigilante patrimonial executa as atividades de vigilância patrimonial em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.
A atividade do vigilante patrimonial é a mais realizada entre as atividade das segurança privada, e é também a que mais gera empregos na área da segurança privada. É comum você encontrar o vigilante patrimonial realizando suas atividades em empresas, bancos, shoppings, hospitais, aeroportos, portos, órgãos públicos, condomínios residenciais e comerciais, entre outros.
Fonte: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/