
O que é Segurança?
As organizações devem identificar pessoas, informações e ativos que são críticos para a operação contínua da empresa, e aplicar proteções apropriadas a esses recursos para apoiar seu core business.
A palavra segurança pode ser interpretada sob dois contextos: primeiro, de “certeza, confiança, firmeza”. Que exprime uma condição de crença e convicção em si ou em outra pessoa. Segundo, de “ação ou efeito de segurar; situação do que está seguro; afastado do risco/perigo.
A palavra segurança, no contexto de proteger, refere-se ao ato de defender; afastar algo ou alguém do risco ou perigo; abrigar-se do mal; resguardar-se; procurar mecanismos de defesa da vida e de seus direitos. Implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco a vida e/ou a propriedade.
Segurança preventiva, refere-se ao planejamento, preparação, implementação e supervisão de medidas de segurança que visam eliminar ou reduzir o risco resultante de uma vulnerabilidade/ameaça.
Em termos empresariais, a segurança deve ser um facilitador de negócios, fazendo parte do dia-a-dia dos negócios da organização. Os processos de segurança devem identificar mudanças no ambiente empresarial, identificando, avaliando e tratando vulnerabilidades, ameaça e riscos, equilibrando as necessidades operacionais e de segurança.
O que é Planejamento de Segurança?
Planejamento de Segurança é um dos processos da gestão de segurança voltado para identificação de vulnerabilidades e ameaças, avaliação de riscos e seleção de medidas e contramedidas de segurança com base na adequação. Onde as contramedidas selecionadas devem ser justificáveis do ponto de vista de eficácia e custo.
Uma contramedida de segurança é uma ação, processo, operação, dispositivo ou sistema que possa prevenir, responder ou atenuar os efeitos das ameaças de segurança, e envolvem controles de segurança.
No processo de planejamento de segurança, a organização deve buscar identificar quais dos seus ativos requerem proteção e os tipos de riscos que podem comprometer esses ativos. Essa função crítica determina o nível de contramedida apropriada que é necessária com base em um processo formalmente documentado.
Fonte: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/