
Uma empresa de segurança patrimonial nada mais é do que uma organização que conta com especialização em segurança privada. Sua prestação de serviços de vigilância patrimonial é autorizada nos termos da Lei 7.102, e faz parte da gama de serviços oferecidos pela área de administração.
O principal objetivo de uma empresa de segurança patrimonial é garantir a integridade tanto do patrimônio local quanto física das pessoas. Dessa forma, é preciso incluir algumas práticas sustentáveis no momento em que essa contratação de serviços é feita.
Em linhas gerais, a segurança patrimonial divide-se em ativos tangíveis e intangíveis, sendo que:
Ativos tangíveis: corresponde aos valores e bens que existem de forma física, como veículos, equipamentos, dinheiro, instalações, móveis, colaboradores, entre outros que também fazem parte do patrimônio da organização.
Ativos intangíveis: diz respeito aos bens que a organização possui, mas que, por sua vez, não existem de forma física. Tais como: direitos autorais, licenças, marcas, carteiras de clientes, etc.
A segurança preventiva funciona por meio de um conjunto de práticas e medidas completas e interligadas. Assim, tem como objetivo gerar um contexto no qual o patrimônio (seja ele um ativo tangível ou intangível) esteja livre de perturbações, interferências e danos como furtos, roubos, sabotagem, espionagem, acidentes, incêndios, entre outros.
Em linhas gerais, uma empresa de segurança patrimonial serve para proteger os bens de uma organização. Ou seja, sua prestação de serviços é indicada para empresas de todos os portes, e também para residências e condomínios.
Além de promover a preservação dos valores e bens de qualquer organização, residência ou condomínio, empresas de segurança patrimonial ainda podem garantir a continuidade de processos em alguns segmentos empresariais. Assim, torna-se um fator indispensável a partir do ponto de vista estratégico.
A função da segurança patrimonial divide-se em diferentes áreas de atuação, sendo que as mais comuns são:
• Prevenção e proteção de pessoas, instalações e ativos contra acessos não autorizados;
• Contribuição para continuidade das atividades de negócios da organização;
• Prevenção de danos, perdas e/ou comprometimentos de ativos.
• Dentro de qualquer organização, a segurança patrimonial deve ser considerada como medida estratégica, já que perdas (sejam elas patrimoniais ou de pessoas) tanto prejudicam quanto podem até mesmo impedir o avanço das atividades da empresa.
Fonte: https://www.ohub.com.br/